Assis Brasil recebe visita de Representantes da Defesa Civil Nacional e Estadual, prefeito Jerry Correia pede atenção também às Aldeias do Rio Yaco.

Na manhã deste domingo, 26, o município de Assis Brasil recebeu a visita de Arthur Rumenyng Mariano da Silva, técnico de Defesa Civil Nacional, Grupo de Apoio à Desastre (GADE), e de Pedro Henrique Corrêa Teixeira, Assessor Técnica Administrativo, Coordenação Estadual de Proteção de Defesa Civil para verificar de perto a situação do município e como a prefeitura tem atuado diante da enchente de 2023.

No gabinete de Defesa Civil municipal, o prefeito Jerry Correia, apresentou toda execução do plano de contingência das cheias executados nesses dias, com relatórios de famílias atingidas e logística empregada para cuidar da cidade e das pessoas.

O prefeito pediu para que fosse dada atenção também as aldeias indígenas. “Também falamos da nossa preocupação no que se refere as aldeias do Rio Yaco, que a Defesa Civil possa através de uma aeronave chegar no local para averiguar a real situação deles por que o município sozinho não tem essa condição…”, falou o prefeito.

Jerry aproveitou para endossar que a gestão municipal está encaminhando um pedido de ajuda humanitária junto a Defesa Civil Nacional. “Com a supervisão deles, nós estamos preparando toda documentação exigida para que o município acesse os recursos para atender e posteriormente fazer intervenções no que diz respeito a essa áreas que foram alagadas”, pontuou.

Desde as primeiras horas desse domingo, o Rio Acre apresentou sinal de vazante em Assis Brasil, mas a preocupação no momento é que tem chovido muito e o tempo continua fechado segundo informações.

A prefeitura suspendeu o retorno das famílias às suas residências e permanecem nos abrigos instalados no ginásio da cidade e em duas escolas.