Secretária de Municipal Saúde explica sobre a manutenção dos sistemas e-SUS e Cnes

Com o intuito de manter a população informada sobre as ações de saúde de Assis Brasil, a Secretária Municipal de Saúde, Luciene Araújo, destacou que os programas da saúde estão sendo alimentados e atualizados desde o início da gestão.

“Estamos alimentando todos os sistemas, principalmente o e-SUS e CNES, também estamos fazendo atualização das inconsistências nos sistemas, para poder gerar mais produção para o Município, uma vez que de acordo com o modelo de financiamento do SUS, quando tem mais produção vem mais recursos,” destacou a Secretária.

Entenda o que é cada sistema

O QUE É O CNES?

É a sigla do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, instituído pelo Ministério da Saúde (PT/SAS 511/2000), onde determina que todos os estabelecimentos que prestem assistência à saúde, públicos e privados existentes em todo território nacional devem cadastrar-se. O cadastro compreende o conhecimento dos Estabelecimentos de Saúde nos aspectos de Área Física, Recursos Humanos, Equipamentos, Serviços Ambulatoriais e Hospitalares.

OBJETIVO DO CNES: Cadastrar todos os estabelecimentos de saúde, hospitalares e ambulatoriais (consultório médico ou odontológico isolado, consultórios de psicologia, fisioterapia, policlínicas, clinicas especializadas, laboratórios, serviços de diagnose e terapia ou, ainda, unidade de Vigilância Sanitária ou epidemiológica), componentes da rede pública e privada, existentes no país e, manter atualizado os bancos de dados nas bases locais e federal, sendo importantíssimo para a área de planejamento, regulação, avaliação, controle, auditoria e de ensino/pesquisa.

O que é o e-SUS?

O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia do Departamento de Saúde da Família para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS APS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.