Qualificação dos Barqueiros: Navegando Rumo à Segurança e Eficiência em Assis Brasil

Marinha do Brasil e a Prefeitura de Assis Brasil promovem curso gratuito de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM).

A Prefeitura de Assis Brasil em parceria com a Marinha do Brasil tem desenvolvido uma iniciativa crucial para a região, proporcionando um curso gratuito de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM) aos barqueiros locais. Essa ação tem como objetivo primordial a qualificação dos profissionais que utilizam as embarcações para transporte, especialmente os indígenas que dependem dos rios Acre e Iaco para alcançarem suas aldeias.

Em uma articulação liderada pelo prefeito Jerry Correia, essa é a segunda vez que o curso é oferecido em Assis Brasil, demonstrando o compromisso das autoridades em suprir a necessidade de capacitar os barqueiros, que constituem uma significativa parcela da comunidade local.

Com uma duração de uma semana, o curso é ministrado no auditório da prefeitura e tem sido um marco na busca por maior segurança e eficiência na navegação. A qualificação dos barqueiros é uma medida de extrema importância, uma vez que o transporte fluvial é essencial para a mobilidade e acesso a serviços para os moradores da região.

Os desafios enfrentados pelos barqueiros são diversos, incluindo condições climáticas adversas, variações no leito dos rios e a responsabilidade de transportar vidas e cargas. Portanto, investir em treinamento e conhecimentos técnicos é essencial para garantir a segurança das viagens e a qualidade dos serviços prestados.

A iniciativa da Prefeitura de Assis Brasil e da Marinha do Brasil destaca-se por promover a valorização dos profissionais locais, proporcionando-lhes oportunidades para o aprimoramento profissional, além de elevar os padrões de segurança e excelência no transporte fluvial.

A qualificação dos barqueiros não apenas fortalece o setor fluvial local, mas também contribui para o desenvolvimento econômico e social da região como um todo, ao facilitar o acesso aos recursos disponíveis em áreas remotas. O curso está sendo ofertado para pessoas que trabalham com embarcações principalmente indígenas que precisam utilizar os rios (Acre e Iaco), para chegarem até suas aldeias.

Diante disso, o curso de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM) surge como um passo significativo rumo a um futuro mais seguro e promissor para Assis Brasil, onde os barqueiros qualificados são os verdadeiros capitães de uma navegação sustentável e bem-sucedida.