Programa Assis Brasil Sorridente entrega quase 30 próteses dentárias

Criado na gestão do prefeito Jerry Correia, programa “Assis Brasil Sorridente” beneficia população de baixa renda no município

O programa Assis Brasil Sorridente, da Prefeitura de Acrelândia, entregou quase 30 próteses dentárias nesta segunda-feira (02). O programa, que tem como objetivo garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população de baixa renda, já atendeu mais de 400 pessoas desde sua criação, em 2022.

Os pacientes que receberam as próteses foram selecionados por meio de buscas ativas realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Após a avaliação dos ACS, os pacientes são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde passam por um tratamento completo, que inclui limpeza, restauração e extração, antes de receberem as próteses.

A secretária de Saúde do município, Antônia Campelo, destaca que o programa Assis Brasil Sorridente é uma forma de garantir dignidade às pessoas que não têm condições de cuidar dos seus dentes. "Esse é um programa que tem resgatado a dignidade das pessoas, com sorriso de pessoas carentes que não tinham condições de cuidar dos seus dentes", afirmou.

Os beneficiários do programa estão satisfeitos com o atendimento recebido. "Estou muito feliz com a prótese. Agora eu posso sorrir sem vergonha", disse uma das beneficiárias.

O programa Assis Brasil Sorridente garante aos pacientes acesso a tratamentos odontológicos de qualidade a pessoas que não teriam condições de arcar com os custos de uma clínica particular.

Desde que assumiu a prefeitura o prefeito Jerry Correia idealizou uma forma de garantir, através do poder público, o tratamento e entrega de próteses dentárias a quem necessitasse desse benefício. O Programa é feito em buscas ativas, onde o Agente Comunitário de Saúde (ACS), ver a necessidade desse paciente e encaminha para a Unidade Básica de Saúde (UBS), que inicia o tratamento.

O paciente passa por uma avaliação na UBS, para fazer a adequação de meio que é uma limpeza, restauração, extração. Ou seja, um tratamento completo para receber as próteses.

A gestão Jerry Correia já atendeu mais de 400 pessoas com entregas de próteses dentárias no período de 1 ano, todo mês são entregues 26 peças. Vale ressaltar também que contemplamos uma quantia para os pacientes do polo da Funasa.