Prefeitura promove jornada de formação em Gênero e Raça

A Associação de Mulheres Negras do Acre em parceria com a Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria da Mulher, Cultura e Juventude, realizou nesta terça-feira, 24, o 1° Encontro para Debater sobre Gênero e Raça principalmente para discutir sobre os diversos tipos de violência contra as mulheres.

A formação, transcorrida no auditório da Prefeitura foi voltada para as multiplicadoras dos movimentos sociais que atuam nos sindicatos, associações, ONGs e movimento estudantil. A ideia é sensibilizar as integrantes desses movimentos para o trabalho de combate ao racismo e para a construção de novas relações étnico-raciais e de gênero. A iniciativa tem ganhado forças e conta também com a parceria da Universidade Federal do Acre (Ufac) e prefeitura, e a de Promoção da Igualdade Racial (Seadpir).

Participaram do encontro educadores, funcionários públicos, povos indígenas e mulheres da sociedade civil, onde tiraram encaminhamentos sobre questões de gênero, raça, diversidade e intersetorialidade da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres.

"O Acre hoje está com dados alarmantes sobre feminicídio e diversos tipos de violência. É preciso que a sociedade se una aos órgãos públicos para debater esse tema tão presente na sociedade", disse a Secretária Municipal da Mulher, Cultura e Juventude de Assis Brasil, Ruth Oliveira.

o vice-prefeito ressaltou que “racismo é algo tão cruel e sutil que até os negros têm dificuldade de assumir sua negritude. Muitos acalentam o ego acreditando no mito da democracia racial, sem querer ver a dura realidade que cerca os negros no Brasil, bem como, as pessoas com outras opções acerca do seu gênero”, disse ao comentar que as opções das pessoas não devem ser incentivadas, mas sim respeitadas.

Presente no encontro o vice-prefeito Reginaldo Martins, Secretária da Mulher Ruth Oliveira e equipe da Associação de mulheres Negras(AMN) diretamente de Rio Branco- Ac.