Prefeitura orienta barqueiros sobre transporte ilegal de pessoas

A Prefeitura de Assis Brasil, em parceria com a Câmara Municipal e as forças policiais, Polícia Militar, Polícia Civil e Exército Brasileiro, se reuniram com os barqueiros locais para apresentar medidas a serem tomadas em relação a travessia dos estrangeiros pelo Rio Acre.

O prefeito Jerry Correia, no auditório da prefeitura, reuniu os representantes da Câmara Municipal, representada pelo vereador Wermyson Martins, Delegado de Polícia Civil, Erick Ferreira Maciel, representante da Polícia Militar, M. Gomes, o Comandante do PEF, Guilherme Melo, e os barqueiros do município, para apresentá-los a determinação do governo federal, sobre o transporte ilegal de pessoas.

O chefe do executivo explicou que por determinação federal, a fronteira está fechado, logo, qualquer tipo de travessia de pessoas do lado brasileiro para o lado peruano ou do lado peruano para o lado brasileiro, por meio do Rio Acre ou outra forma, é ilegal e considerado "tráfico de pessoas".

"Meus amigos, o tráfico de pessoas é um dos crimes mais repugnantes na minha avaliação e assume dimensões transnacionais, e a punição é a reclusão de 4 a 8 anos e multa, reflitam por favor" pontou o prefeito.

De qualquer sorte, o prefeito informou que a prefeitura não detém o poder de determinar a paralisação do serviço, pois esse é da competência do governo federal, mas aconselhou a todos que lessem o documento enviado pela Presidência da República e julgassem por si próprios se continuariam ou não com as travessias.

Jerry informou que editou recentemente um novo decreto municipal, enrijecendo as medidas de distanciamento social, e anunciou a instalação de uma barreira sanitária na descida do porto - Colônia de Pescadores, e que todos os barqueiros devem se cadastrar voluntariamente, para que o município mantenha um controle oficial e facilmente possa auxiliar os barqueiros e entrar em contato.

Fala dos representantes dos poderes presentes

O representante da Câmara, parabenizou a iniciativa do prefeito Jerry Correia e a presença das autoridades policiais, destacando que a Câmara está à disposição para ajudar na fiscalização e combater esse tipo de crime no município.

O Delegado, destacou que cumprirá a lei, e o interesse da Polícia Civil é preservar a segurança sanitária de Assis Brasil e dos munícipes, e informou, que também reside na cidade e como morador quer contribuir para o bem comum dos assis-brasilenses.

O Comandante do Pelotão Especial de Fronteira (PEF) enfatizou que o objetivo da operação covid-19 era barrar a entrada de pessoas por terra, por conta das questões sanitárias e que a retirada das tropas da ponte, se deu porque além das operações do covid, haviam outras operações acontecendo ao mesmo tempo, então por questões de efetivo não foi possível continuar com operações simultâneas.

O Representante da PM destacou que o desejo é poder fazer fiscalizações constantes, no entanto esbarra na falta de contingente policial, e com isso depende muito da conscientização da população para que não haja aglomerações.

A reunião aconteceu na noite de quinta-feira (21) no auditório da prefeitura.