Prefeitura anuncia retomada das aulas remotas para conclusão do ano letivo 2020 e processo seletivo

Em live autoridades do município explicam início do ano letivo 2021; processo seletivo para contratação de professores, psicólogo, assistente social e nutricionista

Toda segunda-feira, o prefeito Jerry Correia, realiza uma live para prestar conta da gestão da prefeitura e explicar a população pontos importantes e de interesse coletivo. Nesta segunda, 1 de março, o Prefeito acompanhado do secretário de educação, coordenadora de ensino e gestores das escolas da rede municipal de ensino, explicaram à sociedade assis-brasiliense como será a retomada do ano letivo 2020 para conclusão do 4º bimestre, como será o início do ano letivo 2021 e o processo seletivo para a contratação de professores e outros profissionais para atender a educação municipal.

Os gestores explicaram como foi o processo de adaptação das aulas no período de pandemia. O professor Manoel, Diretor da Escola Edilza Maria Batista, destacou que o caminho encontrado foi o trabalho apostilado, entrega de atividades impressas para os alunos, bem como o auxílio das plataformas virtuais de internet, como por exemplo o WhatsApp que foi bastante utilizado para sanar dúvidas dos alunos. Acrescentou que essa modalidade somada com a realização de busca ativa, alcançou mais de 80% dos alunos. O secretário de educação, Elias Araújo, destacou que para o início do quarto bimestre na zona rural, é necessário aguardar o processo seletivo, visto que o quantitativo de professores do quadro efetivo da Secretaria de Educação não é suficiente para atender as demandas das mais de 40 escolas rurais.

Para finalização do quarto bimestre de 2020, a prefeitura irá entregar as atividades para conclusão do 4º bimestre (zona urbana) entre os dias 4 e 5 de março (quinta e sexta-feira), e os pais e/ou responsáveis pelos alunos matriculados deverão buscar o material, nas respectivas escolas. As atividades do 4º bimestre, será entregue na Escola Simon Bolívar. A Escola Simon Bolívar já concluiu o quarto bimestre, portanto apenas aguarda o início do ano letivo 2021.

Processo seletivo para contratação de professores temporários e outras vagas

O Projeto de Lei para realização do Processo seletivo foi encaminhado para a Câmara de Vereadores de Assis Brasil, na semana retrasada, foi avaliada nas comissões e aprovada por unanimidade hoje (2 de março de 2021).

De acordo com o Secretário, até a quinta-feira (04) o processo seletivo estará publicado no Diário Oficial do Estado e a partir daí começará a divulgação para que a população interessada, possa realizar as inscrições e concorrer as vagas para atuar na rede de ensino municipal. O período de inscrição segundo o secretário será de 9 a 12 de março de 2021, devido urgência na contratação.

A Secretaria de Educação também destacou que além das vagas para professores, haverá oportunidade para nutricionista, assistente social e psicólogo. A modalidade será por meio de análise curricular, por comissão que será designada pelo chefe do executivo municipal.

Início do ano letivo 2021

Após a conclusão do 4º bimestre de 2020, que ficou pendente de finalização, e finalização do processo seletivo para contratação dos professores temporários, será anunciada a data de início do ano letivo 2021.