Prefeito Jerry Correia participa de agenda com os ministros da Integração Nacional e do Meio Ambiente e solicita construção de moradias

Atualizado: 5 de mar.

Nesta segunda-feira, 04, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, participou da agenda do governo federal no município de Brasiléia com os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Meio Ambiente, Mariana Silva, com a presença dos senadores Alan Rick e Sérgio Petecão, deputados federais e estaduais.

Os ministros estiveram em Brasiléia para ver de perto a situação pós-cheia nos municípios da regional do Alto Acre, na oportunidade reuniram com os prefeitos para anunciar ações do governo federal para ajudar as cidades que foram inundadas. O Acre teve mais de 20 municípios atingidos pelas águas este ano.

O prefeito Jerry Correia agradeceu a presença dos ministros e pediu o empenho de todos para soluções a longo prazo. “Quero agradecer ao presidente Lula por meio do ministério pela agilidade na liberação de recursos para os municípios, ao governador Gladson Cameli, e pedir o empenho de todos para que possamos construir projetos habitacionais para atender a população", disse.

A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, conduziu os ministros e autoridades na vistoria área as áreas atingidas pela cheia e pediu o empenho de todos no sentido de oferecer soluções a longo prazo para o problema das enchentes.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, enfatizou que o governo federal está empenhado a prestar toda ajuda necessária aos municípios.

“Parabenizo os prefeitos pelos trabalhos e a união realizada nos municípios, a determinação do presidente Lula é ajudar os municípios neste momento de dificuldades, os ministérios estão mobilizados em agilizar ajuda para os municípios, já aprovamos todos os planos de trabalho que as prefeituras enviaram, o governo federal vai ajudar os municípios no plano de trabalho de reconstrução dos municípios seguindo todas as regras exigidas pelos ministérios", disse.

De seu lado, a ministra do Meio Ambiente, Mariana Silva, destacou o fenômeno das mudanças climáticas como fator determinante para as enchentes e disse que é preciso de projetos para reconstruir as cidades.

"Precisamos pensar em um projeto de reconstrução, onde as pessoas possam sair de suas casas, do seu bairro, sabemos que tem a questão cultural e que precisamos nos adaptar para reconstruir nossas cidades e evitar problemas com cheias onde todo ano nossas cidades são afetadas, precisamos também cuidar do meio ambiente são ações de mudanças climáticas que tem afetado nosso país de norte a sul, temos que pensar em projetos a longo prazo, começando por áreas mais vulneráveis para atender aos poucos todas as áreas atingidas, é preciso da união de todos para reconstruir os municípios”, finalizou.

Também estiveram presentes os prefeitos de Xapuri, Bira Vasconcelos, e o de Epitaciolândia, Sérgio Lopes de Epitaciolândia, dentre outras autoridades.