• antoniaheloise

PREFEITO FIRMA PARCERIA COM A FUNASA PARA MELHORAR SANEAMENTO EM ASSIS BRASIL

Na tarde de ontem, Segunda-Feira (26), o Prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, juntamente com o Engenheiro Ambiental, Thales Figueiredo; Arquiteto, Daniel Araújo, Secretária Municipal de Saúde, Ivelina Marques e o Controlador Interno, Edmilson Lopes estiveram reunidos com o Superintendente da FUNASA, José Ronaldo, o Engenheiro Civil da Funasa, Carlos Bruno e a Chefe do Departamento de Saúde, Shirlene Azevedo para discutir algumas tratativas que a FUNASA tem com a Prefeitura.

Um dos assuntos abordados foi a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Prefeitura e FUNASA durante a gestão anterior, que possibilitou a instalação do Programa Salta-Z na Comunidade da Divisão.

O Salta-Z é um programa do Ministério da Saúde, implementado através da FUNASA, que nada mais é que pequenas estações de captação, tratamento e distribuição de água potável, para atender pequenas comunidades. É composto por uma caixa d’água com capacidade de 5 mil litros, suspensa em uma base, com sistema de captação vinda de poço ou igarapé, no caso da Divisão vem de um poço que foi construído pela gestão anterior em alvenaria com tampa de onde sai a tubulação que conduz a água até o ponto de tratamento, então ela capta, trata e distribui água o tempo todo.

Vale destacar que a estrutura foi construída ano passado e está pronta para ser inaugurada, faltando apenas a realização de alguns ajustes por parte da empresa responsável e a vistoria por parte do Engenheiro da Prefeitura para coleta de dados de monitoramento e análise da água.

“Estarei indo até a Divisão para fazer o monitoramento da obra e coleta de água para realização de análise para encaminhar à FUNASA, após isso, estando tudo ok, poderemos fazer a devida inauguração,” disse Thales Figueiredo, Engenheiro Ambiental da Prefeitura.

Outra pauta discutida foi o Programa de Qualidade Ambiental Urbana que é um programa do Ministério do Meio Ambiente, que visa promover a melhoria da qualidade ambiental urbana, com ênfase nos temas prioritários: combate ao lixo, gestão de resíduos sólidos, áreas verdes urbanas, qualidade do ar, saneamento e qualidade das águas, e áreas contaminadas.

Dentre outras coisas, também foi discutido sobre atualização dos módulos sanitários, combate à Dengue e ao Coronavírus no município, bem como a FUNASA ofereceu parceria técnica para fiscalização e monitoramento da qualidade da água no município.

O Prefeito Jerry, agradeceu a visita do Superintendente, destacando que é fundamental investir em melhores condições de vida e saúde para a população, “A parceria é fundamental para garantir o direito das pessoas a água tratada, porque melhora a saúde em geral e diminui a incidência de episódios de doenças. Em nome do povo assisbrasiliense, registro os meus sinceros agradecimentos à FUNASA pelo empenho emitido nas ações de acesso a água potável e melhorias sanitárias em Assis Brasil," disse.