Prefeito assina termo de adesão ao projeto 'Saúde Redes' do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

“Uma proposta inovadora”, diz prefeito Jerry Correia ao assinar termo de adesão ao Projeto Saúde Redes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Na tarde desta quinta-feira, 23, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, participou em Epitaciolândia do lançamento do Programa “Saúde Redes” na região do Alto Acre, executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz com o intuito de aprimorar a governança e a organização das redes de atenção à saúde em municípios de pequeno porte, e qualificar as ações de gestão e fortalecimento do processo de regionalização.

Estavam na companhia do prefeito, o vereador Jura Pacheco (Sem Partido), Antônia Rodrigues Camelo – secretária de saúde, Marinir Lima – coordenadora da Atenção básica, Valcicleia Silva – coordenadora da vigilância epidemiológica e Joseane Figueiredo – Representante da unidade mista de Assis Brasil.

Jerry foi bastante prestigiado em seu discurso ao abordar que em Assis Brasil, a gestão atua com muita ênfase na atenção primária e outra particularidade da gestão é o cuidado com a saúde indígena, mesmo sendo de competência de outros entes da federação.

Para o gestor assisbrasiliense a adesão ao programa Saúde Redes enche de esperanças os prefeitos do Alto Acre diante dos desafios no tocante a saúde. “Esperança, é a palavra que resume esse encontro… Assinamos o termo de adesão ao programa que já tem uma exitosa experiência em outra região do país e nós somos a segunda região do país a ser contemplada com esse programa saúde redes…”, pontua Jerry.

Outro ponto destacado pelo prefeito Jerry, é quanto a valorização do Acre sendo contemplado com o programa. “Nós somos a segunda região do país a ser contemplada com esse programa saúde Redes e pelo que foi apresentado aqui nós pudemos observar a seriedade de que está tocando esse projeto envolvendo diversos segmentos da sociedade e nós não temos dúvidas que vai ser uma proposta inovadora na nossa região que vai melhorar e muito a saúde pública não só do município de Assis Brasil como em toda regional do Alto Acre”, disse ele.

De execução do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o projeto conta com a parceria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), e foi desenvolvido e demandado pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems). No Acre, o projeto conta com a parceria do Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e com os municípios participantes da regional do Alto Acre.

O projeto está sendo desenvolvido em quatro estados: Mato Grosso, Acre, Paraíba e Minas Gerais.