Outubro Rosa: A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama

Durante todo mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Assis Brasil está com uma programação repleta de atividades voltadas à campanha Outubro Rosa 2023 para sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Dia ‘D’ nas Unidades de Saúde visa promover a intensificação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Juntos, podemos fazer a diferença na luta contra o câncer de mama, garantindo um futuro mais saudável e promissor para todas as mulheres de Assis Brasil, garante o governo municipal de Assis Brasil.

O destaque da programação do Outubro Rosa é o "Dia 'D'" nas Unidades de Saúde do município, quando uma série de serviços serão intensificados e oferecidos a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa visa proporcionar atendimentos, exames preventivos, e orientações a todas as mulheres, de forma a reforçar a importância da detecção precoce do câncer de mama, aumentando assim as chances de tratamento bem-sucedido.

A campanha do Outubro Rosa tem como objetivo lembrar a todos que a prevenção é a melhor arma na luta contra o câncer de mama. Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo mamografias e consultas médicas para mulheres de todas as idades, incentivando a realização desses exames como parte da rotina de cuidados com a saúde.

Além disso, diversas atividades educativas e de conscientização estão sendo realizadas ao longo do mês, como palestras, workshops, e ações de mobilização comunitária. Essas atividades visam não apenas informar sobre a importância da prevenção, mas também promover o apoio emocional e a solidariedade entre as mulheres que enfrentam ou já enfrentaram a doença.

A Prefeitura de Assis Brasil, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, convida a todos os munícipes a participarem ativamente das atividades do Outubro Rosa, reforçando a promoção a saúde e o bem-estar dos munícipes assis-brasilienses.