• Prefeitura de Assis Brasil

Nota de esclarecimento - UMAB


A direção geral da Unidade Mista de Assis Brasil vem a público esclarecer fatos relatados em uma nota que circula pelas redes sociais.


Desde o primeiro caso confirmado de COVID-19 esta direção vem mantendo comunicação continua e eficaz com a secretaria estadual de saúde. Foi solicitado e realizado qualificações técnicas na temática, envio de EPIs e manutenção do estoque. Recebemos 3 visitas técnicas dos gestores da SESACRE para verificarem a situação da unidade para levantamento de dados e necessidade para pronto atendimento.


Diante das novas necessidades, a UMAB criou 2 novos serviços: a Classificação de Risco e a abertura de 2 leitos exclusivos para a atendimento de emergência e estabilização de suspeitos/confirmados COVID-19 e parceria com a prefeitura municipal para a centralização das coletas de SWAB na UMAB, com a intenção de manter o fluxo de atendimento desse paciente diferente dos demais atendimentos (emergenciais, internação e parto), para diminuir o risco de contaminação. Com isso a SESACRE disponibilizou a contratação de 2 novos médicos, 3 técnicos em enfermagem, 1 enfermeiro e 1 técnico em análise clínica. A cada 15 dias o MMH abre para solicitação de materiais, medicamentos e EPIs. Em nenhum momento faltou EPI no estoque da UMAB. Fora disponibilizado óculos de proteção individual e máscara N95 para todos os profissionais lotados nesta unidade, além de sempre disponibilizar estes itens aos colaboradores da limpeza. Máscaras, Luvas, jalecos, toucas e propés sempre estiveram em estoque e a disposição dos profissionais. No início da transmissão de casos no Estado também recebemos doação do Projeto EPIs/COVID/UFAC, que somados a alguns específicos que tínhamos da época do Ebola, estão nos servindo até hoje, como os protetores faciais.

O fato é que, depois da doação da UFAC, onde os jalecos são confeccionados em TNT Impermeável, a gestão da UMAB fez uma campanha com a comunidade, que gentilmente doou peças de TNT e as costureiras auxiliaram na confecção destes, e foram estes os utilizados até o dia de hoje, ficando os enviados pelo estado pra uso nos atendimentos que não envolviam pacientes COVID-19.

Quando acabou o estoque dos jalecos confeccionados, os próprios servidores se juntaram e iniciaram outra campanha junto a comunidade, a quem somos gratos.


Quanto a estrutura da unidade, é de ciência de todos que há sim a necessidade de reforma, ampliação e troca de mobiliários, e a direção atual já realizou projetos pra captação de recursos via emenda parlamentar, mas sabemos que é momento de trabalhar com prioridades.


A direção tem mantido contato direto com fornecedores para garantir abastecimento de alimentos e oxigênio suficiente, nunca faltou, inclusive recebemos mais cargas que o padrão.


O fato é que transmissão de casos COVID-19 aumentou consideravelmente nos últimos em Assis Brasil e o uso de EPIs também. Nos últimos 7 dias foram atendidos 32 suspeitos/confirmados de COVID-19, onde 2 foram encaminhados para o hospital de referência que é Brasiléia, 1 foi a óbito e outro está em estado grave na UTI/ INTO, além da unidade contabilizar um óbito de um senhor que ainda aguarda confirmação do exame.


Diante disso, 5 profissionais foram contaminados e precisaram ser afastados, o que causou desfalque na equipe, porém a direção vem remanejando profissionais para manter a assistência ao usuário, bem como aguarda reposição destes pela SES.


O cenário é o mesmo em todo Brasil, diante disso o que resta é pedir à população que sigam as orientações de manter o isolamento social e as medidas protetivas. Para consultas de sintomas leves procure a unidade sentinela da atenção básica e a UMAB para sintomas moderados a grave.


Nota enviada pela Direção da UMAB

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC)

Prefeitura Municipal de Assis Brasil
CNPJ 04.405.993/0001-79

R. Raimundo Chaar, 362 - Centro,
CEP 69935-000, Assis Brasil, Acre 


E-mail: prefeitura.assisbrasil.ac@gmail.com

Fone: (68) 3548 1208
            ​
Segunda a quinta: 7:00 as 17:00                      Fechado das 12:00 as 14:00

  • Facebook
  • YouTube
  • Webmail Corporativo

NAVEGAÇÃO

Receber informações

Copyrigth Decorp. Todos os direitos reservados.