Na Secretaria de Políticas para as Mulheres, prefeito adere ao programa "Famílias Fortes"

Em agenda em Brasília-DF, o prefeito Jerry Correia, esteve na tarde desta quarta-feira,17, na Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para conhecer e aderir ao programa "Famílias Fortes".

No Ministério o prefeito foi recebido pelo assessor especial da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Luciano Antunes, que apresentou os principais programas e ações que podem ser implementadas nos municípios brasileiros e o prefeito despertou o interesse para o programa FAMÍLIAS FORTES.

De acordo com o prefeito o município vai aderir aos programas Família Forte e buscar parcerias para implantar o Centro de Referência da Mulher. "Com essas ações esperamos fortalecer ainda mais as políticas públicas para as mulheres, diminuir os casos de violência e principalmente o feminicídio, além de gerar mais oportunidades para as mulheres de Assis Brasil", disse o prefeito.

De acordo com Jerry Correia, o secretário apresentou durante a agenda diversos estudos têm demonstrado que a melhora na qualidade das relações familiares, a partir do treinamento de habilidades parentais e socioemocionais, favorecendo o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes prevenindo comportamentos de risco tais como o consumo de álcool e drogas, o abandono escolar, o envolvimento com violência, a iniciação sexual precoce e a gravidez na adolescência.

"Após a apresentação do assessor especial do Ministério, entendendo que precisamos levar para Assis Brasil essas lições e aprendizados e melhorar ainda mais as relações familiares, logo, estou realizando a adesão ao programa e vamos trabalhar para contribuir com as famílias do nosso amado município" pontou o prefeito.

Saiba mais sobre o programa

Neste contexto, foi desenvolvido o Programa Famílias Fortes (PFF-BR 10-14), que é uma adaptação à realidade brasileira do Strengthening Families Programme (SFP-UK), elaborado no Reino Unido pela Oxford Brookes University.

É uma metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos que visa promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos.

Objetivo Geral

Garantir o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.

Objetivos específicos

• Ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento.

• Mostrar aos pais a importância de apoiar seus filhos.

• Ajudar os pais a disciplinar e orientar seus filhos de forma eficaz.

• Orientar os filhos sobre como compreender e valorizar seus pais.

• Ensinar os filhos a lidar com o estresse e a pressão dos amigos.

• Promover uma expectativa de futuro aos jovens.