Dia D na UBS Gildo Ferreira: Saúde da mulher é tema de dia D em UBS do km 02

Atualizado: 19 de out. de 2023

Atendimentos gratuitos oferecem prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

A Prefeitura de Assis Brasil por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta quarta-feira, 17, mais um dia D de atendimentos em alusão ao Outubro Rosa, na UBS Gildo Ferreira, no km 02. As atividades, que estão sendo realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde, ofereceram atendimento gratuito às pacientes mulheres, com palestras, coleta de PCCU, avaliação das mamas, teste rápido e consulta odontológica.

A ação foi um sucesso e contou com a participação de dezenas de mulheres da região. "É muito importante que as mulheres busquem o atendimento preventivo, pois o câncer de mama é uma doença que pode ser curada se diagnosticada precocemente", ressaltou a secretária municipal de Saúde, Antônia Rodrigues.

A dona de casa Maria, de 45 anos, foi uma das participantes do dia D. Ela contou que sempre realizou os exames preventivos, mas que nunca tinha participado de um evento como esse. "Achei muito importante essa iniciativa da prefeitura. É uma oportunidade de as mulheres se informarem e realizarem os exames sem custo", disse.

A aposentada Ana, de 65 anos, também participou do dia D. Ela contou que foi diagnosticada com câncer de mama há alguns anos e que os exames preventivos foram fundamentais para a cura da doença. "É muito importante que as mulheres não deixem de fazer os exames. O câncer de mama é uma doença que pode ser prevenida e curada", destacou.