Combate à dengue é intensificado pela Prefeitura de Assis Brasil

Desde o início do período de chuvas, ainda no mês de novembro, a Prefeitura de Assis Brasil, intensificou ações voltadas ao combate ao mosquito transmissor da dengue e de outras viroses. Entre as ações está a Operação Inverno, trabalho desenvolvido por diversas secretarias do município com limpeza, manutenção e orientações sobre prevenção. A atividade começou pelo bairro Bela Vista com o trabalho conjunto das equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Secretaria de Saúde. A Operação Inverno segue um calendário e chegará a todos os bairros.

Para a secretária de Saúde, Antônia Camelo, é necessário a união de todos no combate ao mosquito transmissor da dengue. “E uma determinação do nosso prefeito Jerry para que possamos estar realizando ações em todos os bairros de combate à dengue, com orientações aos moradores sobre a necessidade de cada um fazer a sua parte, a população cuidando do seu quintal e o poder público faz trabalhando na limpeza, coleta de lixo, remoção de entulhos e orientações para evitar que essa doença se espalhe” enfatizou.

A equipe da Secretaria de Saúde formada por Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, segue com as ações de controle da dengue e de combate a focos do mosquito Aedes aegypti, neste início de ano orientações estão sendo realizadas no bairro Centro com a entrega de panfletos com informações e orientações, vistoria nos quintais, aplicação de larvicida biológico, que irá reforçar as ações de prevenção e controle das arboviroses. O biolarvicid espinosade é uma alternativa eficiente no controle das larvas dos mosquitos, pois pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água, promissor no controle biológico de vetores, principalmente do Aedes aegypti e Aedes albopictus, vetores da dengue, Chikungunya e Zika.

Ao longo da semana, estão previstas visitas domiciliares com orientações aos moradores, busca ativa de casos suspeitos da doença ainda não notificados. A equipe da Saúde tem feito o Boletim informativo com notificações e confirmações dos casos de dengue no município e divulgado para conhecimento da população.