top of page

🔍 Pesquisadores realizam escavações no km 06 da BR-317 de Assis Brasil e investigam possível grande comunidade ancestral amazônica

  • Foto do escritor: Prefeitura de Assis Brasil
    Prefeitura de Assis Brasil
  • 11 de jun.
  • 2 min de leitura

Assis Brasil é novamente palco de descobertas científicas que podem mudar o entendimento sobre a ocupação humana na Amazônia. No quilômetro 6 da BR-317, Estrada do Pacífico, uma equipe de arqueólogos e pesquisadores está realizando escavações em um sítio batizado de “Sol do Alemão” nome que remete à forma circular e radiante dos geoglifos encontrados no local, semelhantes a um sol desenhado no solo, e também em homenagem ao proprietário da área, conhecido como Pedro Alemão.


Durante os trabalhos de escavação, foram encontrados fragmentos de cerâmica e carvão vegetal a 1 metro e 30 centímetros de profundidade, indicando antigas ocupações humanas. O objetivo da equipe é investigar o tempo de habitação e abandono do local, além de coletar materiais para datação e análise arqueológica.


Participam da expedição renomados especialistas do Instituto Geoglifos da Amazônia, da Universidade de Helsinki e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). São eles:

• Dr. Alceu Ranzi, geógrafo e pesquisador natural de Rio Branco (AC, Brasil), representante do Instituto Geoglifos da Amazônia;

• Dra. Judite Ferreira, também de Rio Branco (AC, Brasil), integrante do Instituto Geoglifos da Amazônia;

• Dr. Martti Parssinen, arqueólogo da Universidade de Helsinki, na Finlândia;

• Dra. Antônia Barbosa, arqueóloga do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com atuação no Acre.

Além das escavações em Assis Brasil, os pesquisadores estão percorrendo outras cidades do Acre e do sul do Amazonas, como Boca do Acre, para investigar se esses sítios arqueológicos fazem parte de uma única e vasta rede de ocupações simultâneas. As evidências sugerem que essa parte da Amazônia pode ter sido o lar de uma grande comunidade interligada há centenas, ou até milhares de anos.


Além da relevância científica, a descoberta desperta o interesse turístico. O local pode futuramente se tornar um ponto de visitação e aprendizado, integrando-se a roteiros de turismo histórico, ecológico e cultural em Assis Brasil. Um possível centro de interpretação no local poderia receber estudantes, visitantes e pesquisadores, promovendo educação patrimonial e valorizando a história milenar da região.


“É uma chance de unir ciência, cultura e desenvolvimento sustentável. Assis Brasil pode se tornar referência não só em pesquisas, mas também como destino para quem deseja conhecer a história profunda da Amazônia”, afirmou a arqueóloga Antônia Barbosa.

O prefeito Jerry Correia destaca a importância da pesquisa:


“Assis Brasil faz parte da história viva da Amazônia. Essa descoberta reforça o quanto o nosso território é especial e guarda memórias valiosas dos povos que viveram aqui. É motivo de orgulho para toda a nossa população.”


A Prefeitura de Assis Brasil segue apoiando ações que valorizam o conhecimento, a ciência e a preservação do patrimônio histórico-cultural da nossa terra.



コメント


LOGO ASSIS BRASIL branca.png

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Prefeitura de Assis Brasil - Estado do Acre

CNPJ 04.405.993/0001-79


💻Acesso online: SIC | Fale Conosco | Ouvidoria | Portal de Transparência


📱Fone: +55 (68) 3548-1208 (Micaelle Lima)

🏢 AR. Raimundo Chaar, 362 - Centro, CEP 69935-000, Assis Brasil, Acre

📅 Segunda a quinta, das 7h às 12h, e das 14h às 17h

Sexta 07h às 13h

📧 prefeitura.assisbrasil.ac@gmail.com


Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp v1.png
bottom of page