• Prefeitura de Assis Brasil

Prefeitura incentiva plantio de café para safra 2022

Atualizado: 28 de abr.



A Prefeitura de Assis Brasil por meio da Secretaria de Agricultura, realizou nesta segunda-feira, 25, no auditório da prefeitura uma reunião com os produtores rurais de Assis Brasil, com o objetivo de incentivar o plantio da nova safra e ainda discutir os desafios do setor, incluindo a pós-colheita.


Segundo o secretário, Waldemir Costa, a gestão do prefeito Jerry Correia e do vice Reginaldo Martins, acreditam no agronegócio para gerar emprego e renda e riqueza para o povo assisbrasiliense e destaca que com planejamento e apoio da prefeitura e da secretaria municipal de agricultura, os produtores poderão alavancar ainda mais a produção de café e aproveitou para ressaltar que Assis Brasil vem se destacando desde o início da gestão com a produção de mudas e plantio de café na região do alto acre.


Reunido com os produtores e agricultores o secretário apresentou as ações da prefeitura para aqueles que tem interesse em investir no plantio do café. Produtores Rurais de toda a região da cidade estiveram presentes ouvindo e esclarecendo dúvidas. Além de dissertar sobre a forma que a prefeitura vai apoiar os produtores, o secretário titular da agricultura municipal anunciou abertura de poços semiartesianos para quem não tiver outro recurso de água, máquina para abertura das ruas na lavoura e outras ações necessárias para o cultivo, que estiverem dentro das possibilidades legais do município. O secretário também pontou a importância dos agricultures e produtores terem as terras legalizadas para obterem recursos junto aos bancos públicos com taxas atrativas para realização de investimentos e aumento de produtividade e agregação de valor nos produtos. Por fim, o gestor destacou que buscará junto com o prefeito o apoio da Emater-AC, Seinfra, Bancos Públicos e Incra, para assistir da melhor forma os produtores, entregando uma solução completa para o desenvolvimento de Assis Brasil.


Viveiro de Café


“Por determinação do nosso prefeito Jerry Correia, já realizamos a destinação de uma área ainda maior para a instalação do viveiro de mudas de café deste ano. Nosso planejamento é cultivar mais de 200 mil mudas e ampliar as áreas plantadas desta cultura em nosso município”, disse Waldemir Costa.


No ano passado, primeiro ano de gestão de Jerry Correia, o município ajudou na implantação de um viveiro de café que cultivou mais de 100 mil mudas. Dezenas de produtores adquiriram mudas por apenas 1 real e iniciaram ou ampliaram seus plantios de café.


A gestão do prefeito Jerry Correia também garantiu a instalação de uma máquina beneficiadora do café. O equipamento processou mais de 400 sacas de café em 2021, evitando que o produtor tivesse que se deslocar até o município de Acrelândia, onde anteriormente os produtores de Assis Brasil levavam suas produções de café para beneficiamento.


“Temos o maior viveiro de café do Alto Acre, além dos equipamentos instalados para beneficiar o produto e garantir mais valor no mercado. Estamos, em parceria com o SEBRAE, oferecendo toda assistência técnica para os produtores de café de Assis Brasil. Logo seremos um dos municípios referência no cultivo de café, gerando renda e oportunidade para nossa gente”, comentou o prefeito Jerry.


Participaram da agenda dezenas de produtores rurais, além do secretário municipal de agricultura, Waldemir Costa, o responsável pelo viveiro municipal, senhor Thesco e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Emater.


Galeria de Fotos


0 comentário