• Prefeitura de Assis Brasil

Prefeitura faz carreata e ação para levar informações sobre o câncer de útero e mama as mulheres

A Prefeitura de Assis Brasil através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou na sexta-feira, 18, uma programação especial em comemoração ao mês da Mulher e ao calendário 'Março Lilás' para conscientizar as mulheres e a população sobre a importância da prevenção do câncer do colo do útero e mama.


De acordo com a secretária de saúde, o objetivo da iniciativa é estimular as mulheres a conhecerem as principais formas de cuidado e que estejam atentas para sinais e sintomas desse tipo de câncer. "Nossa luta se baseia no diagnóstico precoce do câncer uterino e mama. As mulheres precisam ficar atentas a sintomas como sangramento vaginal, mestruação por período prolongado, sangramento após menopausa, dor na relação sexual e região pélvica e no caso da mama, qalquer tipo de inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo), nódulo único endurecido, irritação ou abaulamento de uma parte da mama, dor na mama ou mamilo, inversão do mamilo, eritema (vermelhidão) na pele ou edema (inchaço) da pele, e sempre que possível realizar os exames na rede de saúde " frisou a gestora da saúde municipal.


A secretária também reforçou que a ação foi um pedido do prefeito Jerry Correia, que tem sido muito atencioso com a saúde da população. "O prefeito determinou que levássemos aproveitando o mês de março, essa ação para esclarecer e apoiar as mulheres quanto a prevenção e tratamento do câncer de mama" disse.


A iniciativa é simples, mas serve como ferramenta de planejamento para realizarmos ações que buscam transformar positivamente a realidade de mulheres ao serem diagnosticado com câncer de mama e as que passam pelo tratamento do Câncer ou ainda, que tem um familiar em tratamento, pontou a secretária.


Representando o prefeito no evento, o vice-prefeito e secretário de obras, Reginaldo Martins, reforçou a importância da ação para as mulheres.

"Uma ação cor de rosa para apresentar a todas as mulheres da nossa amada Assis Brasil a importância do diagnóstico precoce para quaquer tipo de câncer, especialmente o uterino e mama. Que elas procurem ajuda e as unidades de saúde que estão de portas abertas para acolhe-las" disse o vice-prefeito.

Galeria de Fotos


0 comentário