Prefeito assina contrato para aquisição de aparelho de ultrassonografia ecografo dopper

Atualizado: 27 de jan. de 2022

Boa notícia para a saúde do povo assis-brasiliense.

O chefe do executivo municipal, prefeito Jerry Correia (PT), na manhã desta quarta-feira, 26, assinou a ordem de serviço e contrato para a compra do aparelho de ultrassonografia (Ecografo Dopper) para o município de Assis Brasil.

Para a aquisição do equipamento a prefeitura contou com uma emenda do ex-deputado federal Major Rocha (hoje vice-governador do Estado) na ordem de 140 mil reais, com contrapartida do município.

A licitação ocorreu na modalidade de pregão presencial no sistema de registro de preços (PP SRP 001/2021) no último dia 28 de dezembro de 2021. "Estou feliz, hoje assino a ordem de entrega do equipamento de ultrassonagrafia ecografo dopper para atender as demandas da Secretaria Municipal de Saúde e todo o povo de Assis Brasil. Iniciamos o ano bom boas notícias para a saúde. Aproveito para agradecer o vice-governador Major Rocha, que a época, na condição de deputado federal destinou essa emenda para o nosso querido município de Assis Brasil" disse o prefeito.

Acesse o processo licitatório agora (grátis)

Jerry encerrou sua fala destacando que o equipamento que agora está sendo adquirdo e deve chegar no próximo mês, trará inúmeros benefícios a dará uma melhor qualidade de vida para os munícipes. Mais uma vez agradecemos o ex-deputado Major Rocha, que possibilitou a aquisição do aparelho” finalizou o prefeito.

Sobre o equipamento

Segundo a gestão municipal, o equipamento adquirido é de última geração do tipo eco-Doppler, uma funcionalidade da ecografia (ou ultrassonografia, muitas vezes abreviado para ECO) que permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos (artérias ou veias).

O exame serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias patologias (doenças) de diferentes áreas anatómicas, conforme veremos adiante com maior detalhe. Para a realização do eco-Doppler é utilizado um aparelho, denominado ecógrafo que através de uma sonda permite obter imagens que nos permitem estudar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos.

Existem duas formas principais de avaliação: Doppler cor ou colorido e o Doppler espectral.