Prefeitura de Assis Brasil
Em Assis Brasil, Secretaria de Agricultura incentiva produção de café e macaxeira em Aldeia Indígena

Moradores da aldeia Nova União, localizada às margens do Rio Acre, zona rural de Assis Brasil, foram contemplados no último domingo com um programa voltado para a agricultura familiar. O secretário da pasta, Waldemir Santos, acompanhado pelo coordenador indígena, Edipaulo Manchineri e o viveirista Thesco, apresentou à comunidade o programa Assis Brasil que Produz, que tem como proposta incentivar o cultivo do café clonal e a macaxeira industrial na região.

Durante a agenda a equipe apresentou as técnicas de como plantar e cultivar tanto a raiz tuberosa comestível (mandioca) como o grão (café).
“É a primeira vez que nossa comunidade recebe por parte da prefeitura um incentivo para produzir. Nós também queremos utilizar nossas terras para plantar e melhorar nossa renda. Agora com essa assistência que vamos receber acredito que logo teremos o colher, tanto para nosso consumo como para vender para outras comunidades”, comemorou Jaime Manchineri, líder da aldeia.
A equipe da gestão municipal assisbrasiliense frisa que a mandioca é uma raiz tuberosa comestível originária do continente americano, chamada por diferentes nomes em várias regiões do Brasil, como aipim, macamba, castelinha, maniva, pão-de-pobre, macaxeira, entre outros. Já o café, é um tipo de grãos, possui vários tipos e é um alimento saboroso e que a população consome no mínimo uma vez todas as manhãs.
Ambos os produtos, são rentáveis e incentivar a sua produção é uma meta da administração do prefeito Jerry Correia, além de promover o desenvolvimento econômico sustentável, visa ampliar a cadeia produtivo do município e também garantir ainda mais qualidade nos alimentos produzidos pelos agricultores de Assis Brasil.
Galeria de Fotos