Em Assis Brasil, Programa Saúde Volante, realiza quase 100 atendimentos na sua primeira edição

Secretaria de Saúde de Assis Brasil realiza primeira edição do Programa Saúde Volante com quase 100 atendimentos A prefeitura de Assis Brasil por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira 30, a primeira edição do “Saúde Volante”, cujo objetivo é levar atendimentos variados até as localidades rurais.

A equipe da saúde comandada pela Coordenadora de atenção primária – Marinir Lima, Enfermeira – Valcicleia Silva, coordenadora de planejamento – Josanne Figueiredo, ACS – Josemar Castro, Vacinadora – Brasilina Abreu, percorreu de quadriciclos, mais de 50 quilômetros no ramal Catianã, até chegar a comunidade Natal.

Para a coordenadora Marinir Lima, o primeiro Saúde Volante, superou as expectativas da secretaria de saúde. “Nós fomos naquela comunidade ano passado com uma equipe bem maior, dessa vez a gente reduziu a equipe focando nos indicadores do Previne Brasil e levando atendimentos aquelas famílias que já vinham há bastante tempo solicitando uma ação dessas”, pontuou.

Marinir conta que a ideia do programa saúde volante mostrou-se eficaz e planeja chegar a mais de dez comunidades até que seja possível realizar o mais amplo programa, o itinerante, quando chegar o verão. “O saúde volante é uma forma do poder público levar esses atendimentos às comunidades de difícil acesso principalmente nesse período de inverno rigoroso”, diz ela.

Nessa edição da saúde volante foram realizados dezenas de atendimentos de Bolsa família; dezenas de preventivos via Hospital de Amor; testes rápidos de covid e mais de 200 doses de vacinas.